O XUKALHO

Blogue para "axukalhar" as memórias...e não só.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O LOBO IBÉRICO


Fui hoje surpreendida com uma notícia no Telejornal das 13 H., canal 1 da Radio Televisão Portuguesa, sobre o Lobo Ibérico, espécie em vias de extinção.
A muitos terá passado despercebida pois tudo o que se trate de animais, seres "inferiores" viventes, passa ao largo e não lhes prestam a atenção devida, o que não está certo, não só por razões humanas mas também pelas científicas.

Tratava-se de um Lobo Ibérico, tinha sido salvo de uma armadilha ilegal que lhe tinha dilacerado uma pata ao ponto dos veterinários estarem a tentar tudo para a salvar e depois de devidamente tratado o devolverem ao seu habitat. Iria ser uma tarefa difícil porque como animal selvagem que é, foge do ser humano e deixara de se alimentar mal fora capturado pela equipe. Após os primeiros tratamentos aplicados ao canídeo selvagem, começou-se a notar uma melhoria e a alimentar-se debilmente.

Vivi em África alguns anos, a caça furtiva era e é proibida. Os caçadores eram, por vezes, descobertos pelos guardas florestais armados, que arriscando a vida ainda a praticavam, ou para se aproveitarem dos chifres dos rinocerontes para serem depois transformados em pó, dizendo possuir propriedades afrodisíacas ou para poderem praticar “cuxe-cuxe” = “macumba”, as peles doutros animais eram também vendidas destinando-se a casacos, sapatos e muitos exibidos como troféus de caça. Tudo isto era pago e continuará possivelmente a ser, a peso de ouro por todos os cantos deste mundo em que vivemos.

Se os caçadores eram apanhados, eram presos e muitos nunca mais foram vistos para contarem o que se tinha passado após a detenção. 

Quero com isto dizer que em pleno século XXI mesmo debaixo dos nossos olhos, lá para os lados de Trás-os-Montes, isso continua a acontecer e duma maneira desumana.
“O Lobo em Portugal tem um passado, ainda está presente e merece um futuro”.

Pergunto aos que me estão ler com a frontalidade que me é peculiar, que herança vamos deixar aos nossos Filhos, Netos e gerações vindouras se começarmos a exterminar os linces, as baleias e tantos outros animais que tem milhões de anos de existência e dos quais descendemos??

Vamos zelar pela natureza que nos rodeia e por toda esta fauna tão rica que herdamos dos nossos antepassados e a queremos legar aos nosso filhos. No dia em que tudo for extinto, todos nós deixaremos de existir.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial